Banco de Capacitores é um dispositivo utilizado para corrigir o fator de potência de um sistema elétrico, que em muitos casos geram multas na conta de energia.
O fator de potência é uma medida de eficiência com que a energia elétrica é utilizada, quando baixo pode resultar em desperdício de energia e sobrecargas dos sistemas elétricos, sem falar das multas por reativo.
A elaboração de um projeto de banco de capacitores envolve:
- Avaliação do fator de potência: Realizar medições e análises para determinar o fator de potência do sistema elétrico e identificar a necessidade de correção;
- Dimensionamento do banco de capacitores: Determinar a capacidade necessária do banco de capacitores para corrigir o fator de potência e melhorar a eficiência energética;
- Projeto e instalação: Elaborar o projeto detalhado do banco de capacitores e realizar a instalação física dos capacitores no sistema elétrico;
- Monitoramento e manutenção: Monitorar o desempenho do banco de capacitores ao longo do tempo e realizar manutenções regulares para garantir seu funcionamento adequado.
Reator de Dessintonia
Reator de dessintonia é um componente utilizado em banco de capacitores que serve para evitar ressonância com harmônicas da rede elétrica. Sua principal função é proteger os capacitores e o sistema contra a simplificação de correntes harmônicas que podem causar sobreaquecimento, queima de equipamentos e distúrbios no sistema elétrico.
A ideia é impedir que o banco de capacitores entre em ressonância com as harmônicas presentes na rede, que pode ressonar com a impedância indutiva com uma frequência presente como a de 5ª ou 7ªordem, por exemplo, se a rede for de 60 Hz:
- A 5ª harmônica = 5 X 60 = 300 Hz
- O banco de capacitores com indutor pode ser projetado para ressonar em 210 Hz (aproximadamente 3,5ª harmônica)
Com isso, o conjunto não amplifica as harmônicas da 5ª ordem em diante, protegendo o sistema, protegendo os capacitores contra sobrecorrente, reduz o risco de ressonância harmônica, aumenta a vida útil dos equipamentos e ajuda no atendimento a norma IEEE 519 (limites de distorção harmônica)
Manutenção Preventiva e Corretiva em Bancos de Capacitores
Mensal:
- Inspeção visual dos capacitores;
- Verificar se o dispositivo de segurança (expansão da caneca) do capacitor está atuando. Caso positivo, tentar identificar a causa antes da troca;
- Verificar a integridade dos contatores;
- Verificar o aperto das conexões;
- Verificar a temperatura e se a ventilação está funcionando de forma adequada;
- Medição da tensão de operação;
- Medição da corrente;
- Medição da isolação entre os terminais e o terra;
- Análise termográfica das conexões.
Semanal:
- Verificar o funcionamento das saídas do controlador;
- Verificar o funcionamento das saídas do controlador;
- Verificar se está sendo respeitado o tempo de descarga dos capacitores;
- Verificar as harmônicas da rede com o banco de capacitores ligado;
- Efetuar a limpeza completa do painel ou do local onde forma instalados os capacitores.